Translate

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Confira o discurso corajoso e emocionado do Vereador Rodrigo Nunes sobre a Política local

“Muitas vezes eu subi nessa tribuna e afirmei: “eu tenho nojo dessa política! Eu tenho asco!”. Alguns colegas não tiveram a interpretação correta dessa expressão e alegaram maldosamente, tanto em Plenário quanto pelas ruas, que eu deveria sair da Política, pois estava cuspindo no prato em que comia.

Para esclarecer essa questão de uma vez por todas, eu gostaria de me pronunciar.

Eu tive a sorte de poder conhecer grande parte do Brasil e do mundo.    Durante esse percurso, também tive a sorte de ajudar milhares de pessoas, doando alimentos que arrecadava em eventos esportivos beneficentes. Por essas iniciativas, cheguei a receber uma carta de reconhecimento da Organização das Nações Unidas, a ONU.
Conheci e convivi com todo tipo de gente, de diferentes regiões e países. Partilhei de suas experiências de vida, seus costumes e, principalmente, seus sonhos!

Na imensa maioria dos lugares, eram pessoas humildes, muito simples, porém, riquíssimas! Sabiam conviver em comunidade, acolher o próximo, amar o lugar em que viviam e a família. Mesmo estando em situações extremas de pobreza e miséria.
Aprendi muito durante todo esse tempo que viajei e refleti anos me perguntando: “o que eu posso fazer para ajudar essas pessoas?”. Já estava arrecadando e distribuindo alimentos há algum tempo, mas ainda faltava algo.

Eu estava em busca de um grande sonho: trabalhar para combater a desigualdade entre os seres humanos. Ao lado desse sonho, caminhando rumo ao meu destino, acabei sendo convidado para entrar na Política e tive o privilégio de me eleger como Vereador da cidade de São Roque.
Quando entrei para a vida pública achei que seria o melhor caminho para continuar ajudando as pessoas. Imaginei inúmeras possibilidades, mas nunca tinha pensado que seria tão egoísta, tão mesquinho, o dia-a-dia da Política local.

Pessoas que se vestem de autoridades para beneficiar a si mesmo. Políticos que trocam pontos de luz por votos em projetos de lei, que beneficiam apenas interesses escusos da Administração.

Partidos que se vendem como sapatos nas lojas da praça, para qualquer um, a qualquer hora e ficam em promoção no período que antecede as eleições.

O apelo cruel do político manipulador ao trabalhador desempregado, comprando votos por uma cesta básica ou duas notas de cinquenta, servindo a população como assistente social, fazendo as vezes do serviço público ineficiente.

Eu me refiro a esse tipo de Política quando digo que tenho nojo! Não a política, como ciência, como meio de transformação social.

Estes, que pedem para que eu saia, são os mais interessados em se perpetuar no poder, pelo simples prazer de jogar, com as necessidades da população e ditar as regras, administrando a cidade como sua propriedade particular.

Por essas e outras, acredito que devo continuar a trilhar meu caminho na Política, porque ainda falta realizar alguns sonhos que tenho para o ser humano da nossa cidade e enfrentar os que usam as mazelas da população para enriquecer.

Enquanto muitos dizem amém, eu resolvi criticar esse modelo atual de Administração! Não por falta de projetos, pois qualquer cidadão pode ver que apresentei inúmeras propostas, algumas vetadas pelo Executivo, outras rejeitadas por essa casa de leis. Projetos de Lei que beneficiariam toda a população da cidade!

Também não foi por falta de diálogo, pois tentei desde o primeiro dia do meu mandato conversar com a Administração sobre verbas federais e iniciativas em favor do esporte, da saúde, do trânsito, entre outras questões.

Mas fui convidado a dançar no “Baile das Cadeiras” e vender meu voto a um projeto de Lei do Executivo, em troca da construção de uma pista pública para a prática de bicicross. Quando vi que a conversa era essa, decidi que não queria mais conversar.

Hoje, sinto que temos a oportunidade de mudar os rumos da nossa política. Em breve, haverá eleições municipais e temos diversas pessoas comprometidas a socorrer São Roque deste tipo de Política.

Alguns, homens e mulheres que desejam o melhor para a nossa cidade e, muitos, candidatos que visam apenas o próprio umbigo.

A população saberá votar. Eu vou apoiar o lado da renovação, do desenvolvimento, da saúde, do esporte, da educação, da cultura.

E, deixo um recado aos meus adversários:

Não adianta tentar distorcer os fatos, promover mentiras para a população e acordos por debaixo do pano para me derrotar. Aqueles que querem me ver fora da política, eu quero ver me vencer, honestamente, nas urnas!"

3 comentários:

  1. Muito bem Rodrigo, é assim que se faz politica.Apresentando soluções, e combatendo os mal intencionados da política. Mesmo que as conquistas não sejam tão grandes, mas elas tem valores imensuráveis.

    ResponderExcluir
  2. Excelente Rodrigo, excelente mesmo.

    ResponderExcluir